Simuladores de PLC

Olá, pessoal!

Tenho visto muito por aí (pessoalmente, e-mail e comunidades do orkut), pessoas procurando simuladores de PLC.

Resolvi então postar alguns links para download com os meus comentários a respeito de cada um (opiniões extremamente particulares):

- CoDeSys - Software de programação na linguagem IEC-61131-3. Na minha opinião
é o melhor para o aprendizado, pois é um ambiente extremamente profissional e muitos fabricantes (FESTO, Schneider, ABB, etc.) distribuem junto com seus equipamentos uma versão personalizada do CoDeSys. Possui ambiente de programação e simulador de PLC. E o melhor: Grátis e sem necessidade de cracks. Faça o download aqui (é necessário registrar para receber senha de acesso à área de Download. Você receberá a senha de acesso por e-mail em 2 dias... mas vale muito a pena!).

- TriLOGI - Software educacional de simulação de PLCs. Também é muito interessante e é possível fazer um teste online (internet) antes de fazer o download. Faça o donwload aqui (É necessário registrar).

- Zelio Soft - Software de Programação do MicroPLC Zélio da Schneider Electric. Muito simples e fácil de manusear, com simulação bem interessante. Ideal para quem ainda não tem nenhuma noção e deseja dar os primeiros passos. Recomendo engatinhar nesse e depois migrar para o CoDeSys. Faça o download aqui.

Caso você tenha experimentado algum outro simulador e acha que é interessante, faça um comentário para que possamos postar aqui!

Um abraço e até a próxima!

10 comentários:

Leonardo Ribeiro disse...

Parabéns Ada, muito bom,
e posts com interação com os leitores são muito bons.

abraços

Unknown disse...

Tenho os emuladores dos PLcs da rockwell

Adailton Emerick disse...

Prezado Brunim,
os Emuladores para os PLCs Rocwell são muito bons, mas a parte ruim é que são softwares licenciados. Neste post o objetivo é mostrar softwares que não necessitam de "manhas" e "cracks" para funcionarem, ou seja, são distribuídos com nenhuma ou pequena limitação, justamente para fins educacionais e de experimentação. Um abraço!

Anônimo disse...

Parabéns ao Adaiton, o blog está legal e vou passar pra todos da minha sala!
Sou um iniciante na área de automações industriais, antes eu trabalhava somente com área de TI.

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa

Anônimo disse...

Galera gostaria do manual,crack licença para instalar o codesysv2385, eu uso o step7 acho muito legal.

Anônimo disse...

se possivel mandar para meu e-mail victor_garga@hotmail.com

Dênis Leite disse...

Adailton,
só para enriquecer seu post, há um software chamado WinPLC7 que tanto programa CLPs Siemens e VIPA quanto simula as aplicações.
O software tem uma versão lite que é gratuita para a linha System 100V da VIPA e o set de instruções é o mesmo do Simatic Manager.
É uma excelente alternativa para quem quer programar em Step7.
O software pode ser baixado em www.denisleite.com ou www.winplc7.com.

Parabéns pelo Blog.

Dênis

Valcionei disse...

Olá Adailton, muito interessante esse post sobre Simuladores de PLC, para enriquecer ainda mais o post fica minha sugestão, o software WinLC (WinAC) da Siemens que na verdade é mais um Soft-PLC, mas também funciona como simulador e o melhor de tudo é que na real ele é um clp que roda no micro a partir de uma placa PCI. Também temos o programador do Twido Suite que é free e possui um otimo simulador.

Anônimo disse...

Sou um iniciante na area de automaçao ,ja desenvolvi aplicaçoes no logo comfort 6.0. Agora estou querendo desenvolver no codesys 2.3 ,mas nao consigo nenhum tutorial ou manual em portugues do software. Se aguem poder me ajudar agradeço desde ja.......

automacoes.com - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Adailton Cunha