Variáveis

English version - Versão em inglês

Os sistemas de automação em geral têm o objetivo de controlar uma ou mais variáveis. Por exemplo, um sistema informatizado de controle de estoque efetua o controle de uma variável numérica: Quantidade de itens em estoque de um ou mais produtos. Esta variável, por sua vez, pode ser expressa através de uma unidade apropriada, no caso: unidades, peças, pacotes, quilograma, metros (para cabos, por exemplo), etc.



Restringindo o conceito de automação apenas para a indústria, os sistemas de automação e controle visam controlar variáveis de processo, que podem ser classificadas basicamente em:
  • Variáveis digitais: São variáveis discretas, ou seja, assumem valores finitos e conhecidos ao longo do tempo. Em geral, são representadas utilizando o sistema binário de numeração(0 e 1), onde o estado lógico 1 pode representar "energizado", "presente", "ativado" enquanto o estado lógico 0 representa "desenergizado", "ausente", "desativado". A representação de uma variável digital ao longo do tempo está mostrada na Figura 1. Observa-se as características de um sinal digital: Número de estados ou valores finitos e conhecidos (0V e 5V), e esses valores podem ser representados como 0 (0V) ou 1 (5V). São exemplos de variáveis digitais: Estado de uma porta (aberta ou fechada), estado de uma lâmpada (ligada ou desligada), estado de um reservatório de água (cheio ou vazio), etc.
Figura 1 - Representação de uma variável digital
  • Variáveis analógicas: São aquelas que possuem comportamento contínuo (não confundir com corrente contínua) ao longo do tempo, ou seja, podem assumir infinitos valores ao longo do tempo. Geralmente essas variáveis são grandezas físicas, tais como: comprimento, temperatura, pressão, vazão, velocidade, nível, pH, etc. Em se tratando de automação industrial, os sensores que medem variáveis analógicas representam este valor através de tensões ou correntes padronizadas, exemplo: Um sensor de temperatura pode medir temperaturas de 0 a 100ºC e representa esta temperatura através de uma tensão de 0 a 10Vcc. A Figura 2 representa o comportamento de uma variável analógica ao longo do tempo.

Figura 2 - Representação de uma variável analógica

0 comentários:

automacoes.com - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Adailton Cunha