O que é Automação?

English version - Versão em inglês

Post revisado em 13/04/2011

Vamos começar por um conceito básico: O que é automação?

É um conjunto de técnicas aplicadas sobre um determinado processo com o objetivo de tornar o seu funcionamento o mais independente possível da intervenção humana.

Por processo entendemos um conjunto de atividades ou passos para a produção de um bem ou execução de um determinado serviço.



Dentro deste contexto, surgem alguns ramos da automação:
  • Automação Industrial - Onde as técnicas são aplicadas ao controle e otimização de um determindo processo industrial. Exemplos: Produção de Aço (processos siderúrgicos), Produção de Celulose, Extração e beneficiamento de minérios, Refino de petróleo, etc.
  • Automação Comercial - Aplicação das técnicas na otimização de processos comerciais, geralmente utilizndo-se mais software do que hardware, tais como: Sistemas Controle de Estoques, contas a pagar e receber, identificação de mercadorias por códigos de barras, etc.
  • Automação Residencial - Aplicação de técnicas no conforto e segurança de residências e conjuntos habitacionais, tais como: Controle de acesso, porteiro e portões eletrônicos, Circuitos Fechados de TV (CFTV), controle de luminosidade, controle de umidade, temperatura e ar condicionado (HVAC), etc.
Como ganhos possíveis na automação de um processo, temos o aumento da eficiência do processo, reduzindo perdas de tempo, material, consumo de energia, contribuição com a preservação ambiental através da redução da emissão de resíduos e melhores condições de segurança, principalmente humana.

Para que a automação de um determinado processo seja possível, é necessário que seja realizado um estudo técnico (também chamado de engenharia básica) que fará o levantamento de todas as necessidades, a identificação, análise e determinação da melhor estratégia de controle, bem como os melhores e mais adequados recuros de hardware e/ou software necessários para a aplicação.

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom este site sobre automação , principalmente para quem está iniciando nesta área agora e precisa de informações sobre os equipamentos utilizados, é um ótimo ponto de pesquisa e informação.

Abraços,

José.

www.remotaeletrocontrol.com

Anônimo disse...

Muito boa a ideia de criar o blog de automacao. Continue com o trabalho, eu ja adicionei em meus favoritos. Estou buscando fontes de informacoes para me iniciar nessa carreira(automacao industrial).

Obrigado.

WAS

Anônimo disse...

Muito boa a ideia de criar o blog de automacao. Continue com o trabalho, eu ja adicionei em meus favoritos. Estou buscando fontes de informacoes para me iniciar nessa carreira(automacao industrial).

Obrigado.

W.A.S.

Gear disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gear disse...

Olá.

Prazer, eu sou o Tiago. Adorei o seu blog, mas não li muito pois estou no trabalho, esta de parabens.
Estou muito interessado nessa área, por isso gostaria de alguma dica de como começar, pois ainda sou principiante nesse ramo. Tenho 18 anos e estou para fazer um cursinho para prestar a FATEC de Automoção Industrial no segundo semestre. Se puder dar algumas informaçõe sobre um "melhor começo"
eu agradeceria.

Obrigado.
Atenciosamente,
Tiago Biondo Justo.
E-mail:tiagobiondo@yahoo.com

Thiago disse...

Automação agora deve ser analisada com critérios pelos empresários, a grande oportunidade de se destacar entre os concorrentes com Impressoras ficas, e outros equipamentos para automação comercial.

automacoes.com - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Adailton Cunha